Frota 100% acessível; Termina o prazo para as empresas se adequarem


 Ontem, dia 03 de Dezembro de 2014, encerrou o prazo de 10 anos do Decreto 5.296/04 da Presidência da República que estabelece que as empresas prestadoras do serviço de Transporte Público, em todo o Brasil, tornem a frota totalmente acessível aos deficientes físicos.

 Em Dezembro de 2004, foi decretado que toda a frota de transporte coletivo  esteja acessível a deficientes físicos. Foi dado um prazo de 10 anos para as empresas públicas e privadas se adaptarem. Mas, mesmo com esse grande tempo, muitas empresas não cumpriram o decreto.


 Em Camaçari não é diferente, boa parte da frota do transporte urbano ainda é carente de acessibilidade, o caso que é mais questionado é o da Viação Cidade Industrial, que possui apenas 15 veículos com acessibilidade em sua frota. Mas as Cooperativas também deixam a desejar, a Cooastac e a Cooperunião ainda possui em sua frota ônibus sem o Elevador de Acesso PNE, e em alguns casos, o veículo possui acessibilidade mas o elevador não funciona. Para fugir da fiscalização, as empresas colocaram o adesivo que identifica que o ônibus tem acessibilidade, em veículos que não possui o Elevador de Acesso. 



 Ainda não foi divulgado pela STT - Superintendência de Trânsito e Transporte, nem pelas empresas o prazo para que a frota de Camaçari seja 100% acessível.