População reclama e gerente de tráfego da VSA diz que “o povo conversa demais”
A empresa Viação Sol de Abrantes (VSA), diariamente é alvo de reclamações.
“Temos 17 veículos que fazem a linha Camaçari x Lapa. O veículo mais antigo é de 2008”, informou o gerente de tráfego da VSA, Carlos Jovito.
Diariamente, a população que utiliza o transporte público da empresa Viação Sol de Abrantes (VSA), que faz a linha Camaçari x Lapa tem uma reclamação para fazer. Seja em relação ao horário [entre 6h/8h da manhã e 16h/18h] que, normalmente, não é cumprido, e por conta disso, os ônibus estão sempre lotados, ou em relação ao sucateamento dos veículos.
“Todos os dias é a mesma coisa, sofro esperando o ônibus que vai para Salvador. Três vezes já aconteceu do ônibus quebrar e não coloca outro para substituir. E com isso a fila só vai aumentando. É um transtorno”, explicou à assistente administrativa, Helena Costa, que utiliza o transporte para vir trabalhar em Camaçari.
No inicio deste ano, o Camaçari Fatos e Fotos (CFF) publicou um vídeo em que mostra o problema enfrentado pelos passageiros em época de chuva, pois, por conta das irregularidades nas janelas, a água escorre pelos vidros e molha os bancos, acumulando pequenas poças. Com isso, muitas vezes os usuários ficam impedidos de sentar nas cadeiras do coletivo com medo de ficarem molhados.
“Quando chove é uma guerra. Molha tudo. A água fica escorrendo pelos vidros e molha os passageiros que estão sentados. Já presenciei muita gente levantando do lugar e preferir fazer a viagem em pé. Sendo que pagamos uma passagem cara, no valor de R$ 4,35, os ônibus tinham que estar em perfeitas condições”, acrescentou o encarregado de obra, José Silva.
Em contato com o gerente de tráfego da VSA, Carlos Jovito, que há 13 anos trabalha na empresa, informou que o ônibus mais antigo que ainda está rodando pela empresa é de 2008 e que, recentemente, oito novos veículos foram alocados nas ruas.
“Desde o dia 02 de agosto, oito novos ônibus, todos de 2013, estão circulando pelas ruas. O veículo mais velho é de 2008. O que pode acontecer é que um carro quebre e por isso tenha que ser substituído por um reserva e que realmente não são tão confortáveis. Além do que, pelo menos duas vezes na semana, os veículos passam por manutenção periódica. O povo é que conversa demais”, relatou Jovito.
Ainda de acordo com o gerente de tráfego, o problema que tanto a população, como os motoristas enfrentam é com os engarrafamentos que ocorrem em Salvador no horário de pico. “Estamos vivendo na era dos protestos. É trânsito parado na Paralela, e na Bonocô nem se fala. Então não tem como o veículo não atrasar. A culpa não é da empresa. O que acontece é que o passageiro não quer esperar 10 minutos no ponto. Eu trabalho com 140 horários por dia, da linha Camaçari x Lapa, cumprindo constantemente um intervalo de 15 a 20 minutos. É um aproveitamento de 98%”, descreveu Carlos Jovito.
Passe Expresso
Recentemente, a empresa Viação Sol de Abrantes (VSA) inseriu o sistema Passe Expresso [sistema de pista automática que possibilita a passagem pelo pedágio através de pistas exclusivas, sem necessidade do usuário parar na praça do pedágio]em todos os ônibus que utilizam a BA-526 e BA-043. De acordo com Carlos Jovito, o objetivo da implantação é para que os ônibus não fiquem “presos” nos pedágios.
“Por ter que parar nos pedágios, a viagem atrasava ainda mais, pois muitas vezes a fila de carro é grande. Por isso foi implantado o Passe Expresso, para agilizar a viagem e evitar mais um congestionamento”, informou Jovito.
“A idéia do Passe Expresso é muito boa. Foi uma atitude inteligente deles, mas para mim o que está realmente precisando é uma empresa concorrente. O fluxo de passageiros é grande, principalmente no horário de pico, uma empresa concorrente seria o ideal. Queria só ver se esses problemas não seriam minimizados”, contestou a assistente administrativa, Helena Costa.