STT dá dicas de segurança para quem pretende viajar na semana santa

Durante a Semana Santa é comemorado a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A celebração relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa. Nestes dias, de 03 a 05 de abril, famílias aproveitam para viajar e aproveitar o feriado prolongado.



Para garantir a segurança, a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) alerta sobre alguns cuidados necessários para quem planeja fazer uma viagem de carro.



É recomendável observar as normas de segurança, para diminuir a possibilidade de contratempos, além de fazer a revisão do veículo em uma oficina de confiança. Na rodovia, é imprescindível atenção à sinalização, às condições reais de ultrapassagem e onde essas manobras são permitidas.



CONFIRA O QUE É PRECISO SER CHECADO



  • Pneus

Pneus desgastados podem prejudicar a aderência e afetar a estabilidade do carro.



  • Calibragem

A calibragem correta dos pneus aumenta a estabilidade do veículo e reduz o risco de corte na borracha.



  • Alinhamento e balanceamento

Ajudam a minimizar os desgastes na suspensão do veículo. É importante verificar o alinhamento e balanceamento antes de viajar porque muitos fatores os desregulam, como passar por buracos ou subir em guias de calçadas.



  • Óleo do motor – nível e validade

O óleo lubrifica o motor, e com o uso do carro, ele perde viscosidade e deixa de atuar como deveria. É extremamente importante que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. O óleo do motor deve sempre estar no nível indicado, entre os dois traços da vareta.



  • Nível da água do radiador

A água do radiador deve sempre estar no nível correto. A água serve para manter a temperatura do motor. Se ele esquentar muito, pode se fundir e deixar o motorista a pé. Cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água com o motor aquecido.



  • Fluído do freio

É o fluído de freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se o nível estiver baixo, ou o produto vencido, pode comprometer a eficácia do freio. A troca é recomendada uma vez por ano. É importante checar pastilhas e discos também antes de pegar a estrada.



  • Lavadores de vidro e palhetas

Palhetas ressecadas não limpam o vidro direito e ainda podem arranhá-lo. A troca pode ser feita em um posto de gasolina.



  • Sistema elétrico

Cheque o nível de bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores.

  • Validade da documentação

O condutor do veículo precisa ter consigo a Permissão para Dirigir ou a carteira Nacional de Habilitação, além do Certificado de Licenciamento Anual e o Certificado de Registro do Carro.



  • Validade do extintor de incêndio

Confira a validade do extintor. É importante também ler as instruções de uso antes de pegar a estrada, caso precise utilizá-lo em uma emergência.

Fonte: ASCOM-STT